Re: [obm-l] PROBLEMA INCOMPLETO

Já estou cheio desse besteirol que esta invadindo a lista, patrocinado
pelo Sr. J. Luis. O CAMPEAO da pegadinha pega um problema serio, em um
livro serio como o do Raiffa, nao o compreende pois apesar de ser um
livro introdutorio esta acima do seu nivel intelectual, distribui-o a
outras pessoas, provavelmente com o enunciado deturpado, obtem, o que
parece ser seu objetivo, respostas conflitantes e atinge seu objetivo
(parecido com o do jpaulo cisne, que era de convencer a todos que os
matematicos sao uns complicados), que parece ser mostrar que os
matematicos nao se entendem.
Nao conheço o Sr. Bernardo, nao estou fazendo nenhum juizo a seu
respeito, mas o que ele escreveu , se foi a respeito do problema do
Raiffa (E TENHO SERIAS DUVIDAS QUE TENHA SIDO. PARECE-ME QUE LHE FOI
PASSADO UM ENUNCIADO ALTERADO) eh simplesmente BESTEIRA.
O Sr. Bernardo dah a entender, no que escreveu, que o apostador
sortearia um time para apostar. Nao eh isso que estah no problema que
veio para a lista. O apostador escolheria um time, usando,
evidentemente, seu conhecimento, o que lhe garantiria uma probabilidade
(p1) maior que 1/2 de vitoria, no caso de um jogo sem empates.
Nao vou mais escrever sobre esse problema ate porque tudo que poderia
ter sido bem escrito a respeito ja o foi pelo Camilo.
Sr. J. Luis, por favor deixe-nos em paz com nossa matematica e va
procurar sua turma, estudar o modo produçao da Mongolia in loco,
divertir-se com seus amigos com pegadinhas como a sensacional pegadinha
do Pereira. Ai em Fortaleza ha uns bares otimos. A lista eh lugar de
coisas serias.
Morgado