Re: [obm-l] PROBLEMA INCOMPLETO

Só agora abri o seu e-mail, e, por isso, não pude ainda refletir detidamente
sobre o problema que foi colocado. A reflexão faz-se necessária uma vez que
a resposta que primeiro nos vem à cabeça difere daquela que é dada como
correta. Alerto ainda que nunca estudei nada sobre Teoria das Decisões, e,
por conseguinte, não li o livro que sustenta a controvérsia.
Na segunda opção do problema, a probabilidade de se ganhar - os valores
efetivamente não importam, uma vez que são iguais nas duas opções - é de
1/2.
Consideremos que na primeira opção a probabilidade de se escolher qualquer
um dos times é de 1/2 - parece-me que só faria sentido termos valores
diferentes se houvesse algum tipo de conhecimento por parte daquele que
escolhe. Digamos que o time 1 é melhor do que o time 2, isto é, que a
probabilidade do time 1 ganhar (p1) é maior do que a do time 2 (p2) - p1 >
p2. Como p1 + p2 = 1, segue-se que p1>1/2, e, consequentemente, p2<1/2.
A probabilidade de se ganhar será dada por p = 1/2p1 + 1/2p2 = 1/2(p1 + p2)
= 1/2.
O que o autor do livro pode ter pensado, e isto explicaria a opção 1, é que
se toma a escolha entre duas probabilidades diferentes - na opção 1 - e
entre duas probabilidades iguais - na opção 2.