From: "Alexandre Daibert" <alexandredaibert2@ig.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, August 07, 2003 12:38 AM
Subject: [obm-l] Número de soluções de sistema linear - Correção

Desculpem-me pelo meu erro. O problema é determinar o número de soluções
inteiras não negativas...
Sendo assim como posso resolver? (nível de segundo grau se possível)

Claudio Buffara escreveu:

on 06.08.03 02:15, Alexandre Daibert at alexandredaibert2@ig.com.br

wrote:

Gostaria de ajuda para o seguinte problema:

Calcular o número de soluções do sistema:
16a + 8b + 4c + 2d + e = 23
sendo a, b, c, d, e inteiros positivos.
se possível usar somente conhecimentos de ensino médio, se isto não for
possível, pelo tente explicar mais ou menos o q está fazendo para q um
ignorante aluno q ainda não entrou em um curso superior possa entender

:-)

Alexandre Daibert - Juiz de Fora - alexandredaibert2@ig.com.br

Oi, Alexandre:

Se a, b, c, d, e sao inteiros positivos, entao o menor valor possivel

para:

16a + 8b + 4c + 2d + e  eh igual a  16*1 + 8*1 + 4*1 + 2*1 + 1 = 31 > 23.
Logo, o sistema dado (composto duma unica equacao) nao tem solucao em
inteiros positivos, ou seja, o numero de solucoes pedido eh zero.

Provavelmente, o enunciado nao eh bem esse. De uma conferida.

Um abraco,
Claudio.