Re: [obm-l] Opção_de_Compra

 --- Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br>
escreveu: > on 06.08.03 18:50, Helder Suzuki at

> dinheiro
> 20%

> que
> ano

> x,
> valer,
> daqui um
> então
> de
> comprado a
> vantajoso.
> perde,
> da
> ganhar

> algo
> >
> Oi, Helder:

> [...]

Oi Claudio :)

Tem razão!

Vamos ver,
Se eu compro a ação de hoje por R$ 100 e guardo até o
ano que vem e o preço da opção é x:
terei que pegar emprestado R$ (100-x), já que x deve
ser menor que R$ 75.

então daqui um ano pode acontecer:
(i) a ação valer R$ 200
nesse caso, o comprador da opção irá comprar a ação
por R$ 110, que deverei usar para pagar o empréstimo

(ii) a ação valer R$ 50
nesse caso, o comprador da opção não irá comprar a
ação, e eu ainda terei que pagar o empréstimo,
então eu vendo a ação por R$ 50 e pago o empréstimo.
logo, para não ter prejuíso:
(100-x)*1,2 <= 50 <=> 100-x <= 60 <=> x >= R$ 40

então 40 <= x <= 75
agora voltando ao caso (i):
receberei R$ 110 reais, e o meu lucro será:
l = 110 - (100-x)*1,2 = 110 - 120 + 1,2x = 1,2x - 10

se x for R$ 40, l = R$ 8
o que é excelente, pois nesse caso o comprador pode
lucrar 200-110-40 = R$ 50 fazendo com que a opção não
seja tão ruim de se comprar caso p seja grande, e eu
ainda poderei ter um lucro de R$ 8 reais, sendo que no
começo da operação eu não tinha nenhum tostão(peguei
tudo emprestado do banco).
e o melhor de tudo, é garantido que eu não terei
nenhum prejuíso!

Ainda poderia escolher valores maiores de x,
dependendo de p.

[]'s,
Hélder T. Suzuki

Conheça o novo Cadê? - Mais rápido, mais fácil e mais preciso.
Toda a web, 42 milhões de páginas brasileiras e nova busca por imagens!
http://www.cade.com.br