Re: [obm-l] Opção_de_Compra

on 07.08.03 21:55, Helder Suzuki at heldersuzuki@yahoo.com.br wrote:

> --- Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br>
> escreveu: > on 06.08.03 18:50, Helder Suzuki at

> Oi Claudio :)
>
> Tem razão!
>
> Vamos ver,
> Se eu compro a ação de hoje por R$ 100 e guardo até o
> ano que vem e o preço da opção é x:
> terei que pegar emprestado R$ (100-x), já que x deve
> ser menor que R$ 75.
>
> então daqui um ano pode acontecer:
> (i) a ação valer R$ 200
> nesse caso, o comprador da opção irá comprar a ação
> por R$ 110, que deverei usar para pagar o empréstimo

> [...]
Oi, Helder:

Tudo bem pro vendedor da opcao!

Mas pense no caso do comprador da opcao. Se a acao cair pra R$ 50, ele terah
perdido todo o premio que pagou ("premio" eh o jargao do mercado para o
preco de uma opcao). Assim, um premio entre R$ 40 e R$ 75 nao seria "justo".

Mas voce estah no caminho certo.

A fim de se calcular o preco justo da opcao - isto eh, o preco no qual tanto
o comprador quanto o vendedor saem no zero-a-zero - voce tem que fazer duas
suposicoes:
1) A fim de se proteger contra uma alta no preco da acao, o vendedor da
opcao tem de comprar a acao. Isso voce fez.
2) A fim de se proteger contra uma queda no preco da acao, o comprador da
opcao precisa vender a acao. No mercado financeiro isso ocorreria da
seguinte forma: ele tomaria a acao emprestada e a venderia no mercado,
aplicando os reais provenientes da venda a juros. Ao fim de um ano, ele
precisaria recomprar a acao para devolver ao dono (que alugou a acao pra
ele).

O truque eh determinar exatamente quantas acoes precisam ser compradas ou
vendidas pro resultado financeiro no fim de 1 ano ser zero em qualquer
hipotese (acao a R$ 200 ou acao a R$ 50). Da forma que o enunciado estah
escrito, pode parecer que a acao eh um objeto indivisivel, mas este nao eh o
caso. Ou seja, pra esse problema suponha que voce pode comprar ou vender "a"
acoes, onde "a" eh um numero real qualquer entre 0 e 1.

No mundo real, uma operacao envolveria tipicamente 10.000 ou mesmo 100.000
acoes ==> o montante financeiro equivalente seria de R$ 1 milhao ou R$ 10
milhoes. No entanto, para uma acao de R$100, o lote padrao para negociacao
seria de 50 ou 100 acoes - R$ 5.000 a R$ 10.000.

Um abraco,
Claudio.