Re: [obm-l] Opção_de_Compra

 --- Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br>
escreveu:

> até o
> deve

> ação
> empréstimo

> empréstimo.

> 10

> pode
> não
> eu
> que no
> tostão(peguei

> Oi, Helder:
>
> Tudo bem pro vendedor da opcao!
>
> Mas pense no caso do comprador da opcao. Se a acao
> cair pra R$ 50, ele terah
> [...]

Olá Claudio!

Interessante isso! :)
Se o comprador pega a ações emprestado, ele terá que
devolver daqui um ano a ações mais 100*a*0,2 (20% do
valor do empréstimo), ou seja, a ações + 20a
se ele vender essa ação emprestada, ele embolsará
100*a reais
então, supondo que x < 100a:
comprando a opção, sobrará 100a-x, o que ele poderá
investir, obtendo (100a-x)*1,2 em 1 ano.
ai temos dois casos:

(i) a ação está valendo R$50
ele deverá comprar a ações por 50*a, para devolver a
ações + 20a para o cara que emprestou as ações.
nesse caso, ele gastará R$ 70a
o que ele deve ter, para não ter prejuíso, então:
(100a-x)*1,2 >= 70a <=> 100a-x >= 84a <=> 16a >= x <=>
a >= x/16

(ii) a ação está valendo R$ 200
ele exerce a opção e compra 1 ação por R$ 110,
mas ele tem que devolver a ações, e ainda pagar 20a
reais.
então lhe sobra 200 - 200a - 20a = 200-220a
para ele não ter prejuíso: 200-220a >= 0 <=>
200 >= 220a <=> 20 >= 22a <=> 10/11 >= a
então:

x/16 <= a <= 10/11
mas para o vendedor não ter prejuíso, x >= 40
será que o vendedor também deve pegar emprestado a
ação, em vez de emprestar dinheiro do banco, para
depois comprar a ação?

Abraços,
Hélder

Conheça o novo Cadê? - Mais rápido, mais fácil e mais preciso.
Toda a web, 42 milhões de páginas brasileiras e nova busca por imagens!
http://www.cade.com.br