Re: [obm-l] News from IMC!!!!!!! / Dirichlet

Ola Prof Gugu e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

A mensagem a que o Prof Okakamo se refere e :

************ INICIO DA MENSAGEM DO DIRICHLET

LEGAL<LEGAL<LEGAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Consegui fechar o problema 3 da
IMO!!!!!!!!!!Confiram ai pra ver se nao tem nenhum erro.

Agradeço ao Paulo Santa Rita pelas suas dicas de vetores e ao Marcio Afonso
Assad Cohen pela ideia de usar desigualdades(e ao problema cinco da IMO da
India pela fabulosa ideia) e ao Tengan por ter me ensinado a aplicar a
tecnica  "leve tudo ate as ultimas consequencias!!!".

O nosso hexagono tera o nome bastante original de ABCDEF cujos pontos medios
sao o hexagono nao menos original MNPQRS,com M em AB,N em BC e assim por
diante.
O enunciado afirma que MQ=(raiz(2) 3)/2 *(AB+DE)= e assim por diante.Devemos
mostrar que o hexagono e equiangulo.
Seja t=sen 30°=COS 60º=(raiz(2) 3)/2.
Começaremos demonstrando que os lados opostos são paralelos.

Considere a origem em qualquer lugar.O ponto medio de AB e (A+B)/2 entao o
vetor que liga os pontos medios de AB e DE e (A+B-D-E)/2.Assim
|A+B-D-E|>=2t*(|A-B|+|D-E|).Para melhorar a joça vamos tentar usar a
desigualdade triangular para vetores.Sabemos que |A-B|+|D-E|>=|A-B-D+E| com
igualdade se e somente se AB//DE(entendeu o paralelismo ai?).Assim
|AD+BE|>=2t|AD-BE|.
Quadrando e usando produto interno euclidiano:
<AD,AD>+2<DA,EB>+<EB,EB> >=
3*(<AD,AD>-2<DA,EB>+<EB,EB>) ou equivalentemente <AD,AD>+<EB,EB>
<=4*<AD,EB>.Analogamente
<EB,EB>²+|FC,FC|²<=4*<EB,FC>
<FC,FC>²+<AD,AD>²<=-4*<FC,DA>.
Somando,obtemos 2*(DA-EB+FC)²<=0.Logo
DA-EB+FC=0,e os lados opostos são paralelos(verifique as igualdades!).

0=A-D-B+E+C-F=BA+DC+FE,logo os vetores AB,CD e EF podem fechar um
triangulo.Isto ja e mais um ponto ao nosso favor!
Se transladarmos EF na direção ED,obtemos CG no prolongamento do lado
BC,devido ao paralelismo.Em miudos, desenhamos os paralelogramos
ADCH,ABEI,CFEG.Devido aos paralelismos produzimos um triângulo GHI com o
nosso ABCDEF dentro.Basta demonstrar que o triangulo GHI e equilatero.Para
tal:

DEVER DE CASA:cada mediana de um certo triangulo mede
sen 60°  vezes o lado correspondente.Calcule os angulos do
triangulo.(DICA:umas SLCs podem ajudar,ou use Stewart)

A PARTIR DAQUI FAÇA UM BOM DESENHO!

Os triangulos HAB,FIE,CDG e HIG são semelhantes por paralelismo.E pelo mesmo
motivo os tres primeiros triangulos sao congruentes e homoteticos ao
quarto(se lembra dos vetores?).Assim IE=DG e EQ=DQ,logo IQ=QG e assim sendo
Q e ponto medio de GI.Pela homotetia e visivel que H,M,Q  se alinham.
Vamos calcular a razao HQ/IG:
HQ/IG=HM/AB=(HM-HQ)/(AB-GI)=MQ/(AB+DE)=cos 60°,e de acordo com o dever de
casa(voce fez?),COMEMORE!!!!!!

Sera que ressa vai pra Eureka! ?Vou enviar JA!!!!!!!

UM ABRAÇAO!!!!!Ass.:Johann

********** FIM DA MENSAGEM DO DIRICHLET