Re: [obm-l] Problema de matrizes

Ola Prof Morgado, Daibert e
demais colegas desta lista ... OBM-L,

Vou tentaracrescentar mais detalhes a resposta do Prof Morgado. Conforme o
Prof assinalou, o erro na sua demonstracao esta na passagem :

Ao acrescentar a nova linha e a nova coluna, PRESSUPONDO QUE O DETERMINANTE
DA MATRIZ "A+I" DE ORDEM "N-1" E DIFERENTE DE ZERO, tudo que voce pode
concluir e que A CARACTERISTICA DA NOVA MATRIZ "A+I" e pelo menos N-1, isto
e, que se o determinante da nova matriz "A+I" for igual a zero entao,
necessariamente, com base no teorema de Rouche-Capelli, ao atribuir um valor
arbitrario ( digamos : ALFA ) a nova varialvel Xn e transformando a coluna N
nos termos independentes, teremos um sistema de N-1 incognitas e N equacoes,
possivel e determinado.

E interessante perceber que se A e anti-simetrica de ordem maior que 2,
entao, em A+I, se suprirmos a primeira linha e a primeira coluna, a matriz
resultante e ainda da forma A+I, com A anti-simetrica; igualmente, se
suprirmos a ultima linha e a ultima coluna, a matriz resultante e da forma
A+I, com A anti-simetrica. O que estou tentanto lhe dizer e que o raciocinio
do paragrafo anterior podera ser aplicado duas vezes ...

Existe um teorema ( de Jacobi ou Cauchy, nao me lembro ao certo ) que os
livros de ensino medio abordam, que e o seguinte :

TEOREMA : Se acrescentarmos a uma fila de uma matriz quadrada uma combinacao
linear das demais filas paralelas, o determinante desta matriz nao se
altera"

COROLARIO : Se uma fila de uma matriz quadrada e uma combinacao linear das
demais filas paralelas entao o determinante desta matriz e igual a zero

OBS : Estou usando fila como sinonimo de linha ou de coluna.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
2,1110,280703

http://messenger.msn.com.br