Re: [obm-l] Trigonometria X geometria "cearense"

Ola pessoal,

Tenho algumas duvidas no corpo da mensagem. O proprio Fabio ou outro membro poderao responder

Em uma mensagem de 26/7/2003 15:25:51 Hora padrão leste da Am. Sul, fabio.dias.moreira@terra.com.br escreveu:

Em Saturday 26 July 2003 00:27, Korshinoi@aol.com escreveu:
> Um quadrilátero convexo está inscrito em uma circunferência de raio
> unitário. Demonstre que a diferença entre seu perímetro e a soma de suas
> diagonais é maior do que zero e menor do que dois.
> [...]

Para provar que a diferença é maior que zero, sejam a, b, c, d os lados do
quadrilátero e p, q suas diagonais. Então, pela desigualdade trialgular,

b + c > p
a + d > p
a + b > q
c + d > q

a + b + c + d > p + q

Para provar a segunda parte, sejam A, B, C os ângulos que vêem os lados a, b,
c do quadrilátero. Algumas leis dos senos mostram que é necessário e
suficiente provar que

sen A + sen B + sen C + sen A+B+C < sen A+B + sen B+C + 1
(ISTO EH UMA IDENTIDADE ?)

Mas basta provar que

sen A + sen B + sen C + sen A+B+C < sen A+B + sen B+C + sen C+A

sen A+B+C <
(sen A+B - sen C) + (sen B+C - sen A)  + (sen C+A - sen B)
Seja 2P = A+B+C. Então
2 sen P cos P <
2 cos P (sen P-A + sen P-B + sen P-C) (NAO ENTENDI COMO FOI OBTIDO ESTE SEGUNDO MEMBRO A PARTIR DA DESIGUALDADE ACIMA
. A PARTE EM PARENTESES EU ENTENDI, SOH NAO ENTENDI COMO FOI OBTIDO O FATOR 2*COSP.)

sen P - sen P-C < sen P-A + sen P-B (ESTA DESIGUALDADE ENTENDI)
2 sen C cos A+B < 2 sen C cos A-B
(NAO ENTENDI COMO SE CHEGOU NESTA DESIGUALDADE A PARTIR DA ANTERIOR)
cos A+B < cos A-B

verdadeiro pois A+B > A-B,
 (SE COS A+B < COS A-B ENTAO A+B < A-B, NAO EH VERDADE ? POR QUE FOI DITO O CONTRARIO, A PROVA NAO EH POR ABSURDO.)e, como sem perda de generalidade A-B > 0, 0 < A-B
< A+B < pi, pois A+B é um ângulo de um quadrilátero convexo.

[]s,

- --
Fábio "ctg \pi" Dias Moreira