Sent: Friday, July 18, 2003 5:24 PM
Subject: [obm-l] tempos diferentes

ola pessoal,

1-Se daqui a 6 anos a tua idade sera igual a 7/8 da minha e ha 6 anos passados era somente 2/3 da minha, quais sao,hoje, as nossas idades?

resp: eu tenho 18 anos e tu tens 15.

Sistematizando:

y+6 = (7/8)*(x+6)
y-6 = (2/3)*(x-6)

A resposta procede para a primeira eq.mas nao para a segunda, sera que montei errado ?

2-Juliano e Amelia, juntos, tem a metade da idade do pai. A mae e Amelia saotres anos mais velhas que o pai. O pai e Juliano, juntos, tem 43 anos e a mae e o filho, juntos, 38. Qual a idade de cada um ?

resp: Juliano tem 9 anos, Amelia, 8, opai, 34 e a mae 29.

idade de Juliano = j
idade de Amelia = a
idade da mae = m
idade do pai = p

j + a = p/2
m + a = p + 3
p + j = 43
m + j = 38

Como resolver este sistema por escalonamento e/ou determinantes ?

Scan engine: VirusScan / Atualizado em 18/07/2003 / Versão: 1.3.13
Proteja o seu e-mail Terra: http://www.emailprotegido.terra.com.br/