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 Estou  'falando' muito na lista coisas q não têm muito a ver com mat. 
e espero q o listmaster não me retire... só vou complementar algumas 
coisas. 
  
Não sou convencido,mas preciso dizer q sou o único na lista que enfrenta o 
"bicho papão".Garanto q só está nesta lista pessoas  
q estão diretamente envolvidas com matemática,o q não é meu caso.E estou 
enfrentando,por mais q seja um tanto difícil entender tantas coisas complexas 
sem poder aplicar. 
  
Matemática,pra mim não tem a ver com o lado emocional.Só não consigo 
entender bem uma coisa que não estou vendo um motivo lógico pra existir(Caso de 
raiz,x e y etc) 
É muito mais fácil eu entender um texto todo em japonês.Pelo menos posso ir 
atrás de um dicionário e traduzir. 
Já com matemática,não tem aonde ir. 
  
Tb não entendo muito bem porq vcs são tão pacientes pra entender as 
questões matemáticas,mas não são pra escrever,ler e explicar a origem dos 
problemas matemáticos e a base da existência. 
  
Acho q existe um certo exagero quanto aos assuntos colocados nas 
provas,mais especificamente em vestibulares. 
Não sei porq um aluno q não vai ser engenheiro precisa  resolver 
problemas com trigonometria,por exemplo. 
Algo q não tem nada a ver :Um futuro estudante de 
letras resolvendo essas questões. 
  
João Paulo 
  
  ----- Original Message -----  
  
  
  Sent: Thursday, July 10, 2003 1:33 
  PM 
  Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] 
  RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re: Como os Matemáticos Complicam II 
  
  Na boa? Eu não vejo afronta. Vejo um pouco de ingenuidade, mas 
  eu já estive errado antes, e ainda vou estar errado muitas vezes. E tenho a 
  impressão que no fundo, ele levantou um ponto interessante - eu só não 
  consigo ver o que é. Talvez porque a relação dele com a matemática seja uma 
  mistura confusa e emocional de revolta e frustração.
  Eu me identifico 
  um pouquinho com ele porque só fui descobrir como gostava de 
  matemática depois de dois anos em uma faculdade de comunicação 
  social.
  Em todo caso, João Paulo, como e-mail só de texto é uma coisa 
  limitadíssima pra matemática, as pessoas usam um pouco certas "gírias "de 
  programação. Assim, sqrt(x) é a "função raiz quadrada", a^x é "a elevado a 
  x-ésima potência",  exp(x) é o exponencial de x, e por aí vai. O 
  problema é que se você diz por extenso algo do tipo "raiz de quatro mais 
  seis", ficamos sem saber se é sqrt(4)+6 = 8 ou sqrt(4+6)=3,16.
  O 
  problema de comunicação seria resolvido se você tivesse usado x^(0.5) ou 
  x^(1/2) em vez de tentar transcrever o problema por extenso. Talvez 
  pudéssemos preparar um curto Guia de Transcrição de Linguagem Matemática 
  para esta lista. As minhas férias começaram agora (há vinte minutos), e eu 
  posso trabalhar um pouco nisso. O Nicolau pode colocar no 
  site depois.
  Diego, rocker till the end 
  também.
 
  ========================================================================= Instruções 
  para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html ========================================================================= 
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