[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re: Como os Matemáticos Complicam II

Na boa? Eu não vejo afronta. Vejo um pouco de ingenuidade, mas eu já estive errado antes,
e ainda vou estar errado muitas vezes. E tenho a impressão que no fundo, ele levantou um
ponto interessante - eu só não consigo ver o que é. Talvez porque a relação dele com a
matemática seja uma mistura confusa e emocional de revolta e frustração.

Eu me identifico um pouquinho com ele porque só fui descobrir como gostava de matemática
depois de dois anos em uma faculdade de comunicação social.

Em todo caso, João Paulo, como e-mail só de texto é uma coisa limitadíssima pra
matemática, as pessoas usam um pouco certas "gírias "de programação. Assim, sqrt(x) é a
"função raiz quadrada", a^x é "a elevado a x-ésima potência",  exp(x) é o exponencial de
x, e por aí vai. O problema é que se você diz por extenso algo do tipo "raiz de quatro
mais seis", ficamos sem saber se é sqrt(4)+6 = 8 ou sqrt(4+6)=3,16.

O problema de comunicação seria resolvido se você tivesse usado x^(0.5) ou x^(1/2) em vez
de tentar transcrever o problema por extenso. Talvez pudéssemos preparar um curto Guia de
Transcrição de Linguagem Matemática para esta lista. As minhas férias começaram agora (há
vinte minutos), e eu posso trabalhar um pouco nisso. O Nicolau pode colocar no site
depois.

Diego, rocker till the end também.