Lucro(%) = 10/20 = 50 %

* Recomprei por 50 e revendi por 60
Acho que é aqui que está a polêmica:
Lucro = 60 - 50 = 10
* Pode ser:
    Lucro(%) = 10 / 40 = 25 %
ou
    Lucro(%) = 10 / 50 = 20 %

Logo, o lucro percentual final pode ser 75% ou 70%. Ao meu ver o 75% é o correto.

guarizo9@ig.com.br wrote:

A resposta esperada seria 50%??

Em 9 Jul 2003, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>Meus amigos, gostaria muito do "Tiro de Misericórdia" de vocês quanto ao
>probleminha abaixo que durante décadas vem causado polêmica entre alguns
>phd's
>que alegam ambiguidade em seu enunciado como também, não tratar-se de um
>problema de matemática e sim de .......?
>
>Comprei por $20 e vendi por $30. Recomprei por $50 e revendi por $60. Qual
>percentual do meu lucro total? (ANALISTA FINANCEIRO - CITIBANK)
>
>NOTA: Acredito que a polêmica esteja nos significados dos termos
>RECOMPRA/REVENDA. Se não, qual o motivo de tanto barulho por nada!

> [...]

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.