Re: [obm-l] POLEMICA

discordo...

>----- Original Message -----
>From: Jaqueson Kingeski Galimberti
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Sent: Thursday, July 10, 2003 1:36 PM
>Subject: Re: [obm-l] POLEMICA
>

>Boa tarde amigos
>
>* Comprei por 20 e vendi por 30:
>Lucro = 30 - 20 = 10
>Lucro(%) = 10/20 = 50 %

Ateh aki tudo bem...

>* Recomprei por 50 e revendi por 60
>Acho que é aqui que está a polêmica:
>Lucro = 60 - 50 = 10
>* Pode ser:
>    Lucro(%) = 10 / 40 = 25 %
>ou
>    Lucro(%) = 10 / 50 = 20 %

De onde surgiu o 40?  se vc esta considerando que o lucro da primeira venda
entao tem que considerar em toda a segunda venda... ou seja

*Pode ser:
Lucro = 60 - 40 = 20
Lucro(%) = 20 / 40 = 50 %

ou
Lucro = 60 - 50 = 10
Lucro(%) = 10 / 50 = 20 %

>Logo, o lucro percentual final pode ser 75% ou 70%. Ao meu ver o 75% é o
correto.

Acredito que a polemica se da na ma formulacao da pergunta a comecar
pela definicao de lucro total.  Ao meu ver o lucro total e de 20 reais
(10 em cada venda) porem a pergunta e: "Qual o percentual do meu lucro
total?"

Percentual em relacao a que? ao investimento total (40)?, ao investimento
inicial(20)?
Como a questao fala em lucro total prefiro supor que a porcentagem seja em
relacao
ao investimento total e portanto 50%.

A meu ver a resposta so seria 75% se levasse-mos em conta o lucro parcial do
investimento inicial.
Os 20 usados no investimento inicial acarretam em um ganho de 16 reais.
10( lucro 1a transacao) + 20% de 30 ( lucro 2a transacao ).

-Auggy