Re: [obm-l] Re: [obm-l] Dicas: Análise Funcional

   Cara Alininha,
   Seja x em X e a=f(x). Dado d > 0, como f nao e' continuo (e logo nao e'
limitado), existe v em X com |v|<1 tal que |f(v)| > |a|/d. Temos entao
f(x-a.v/f(v))=f(x)-a.f(v)/f(v)=a-a=0, e |x-(x-a.v/f(v)|=|a.v/f(v)|<=
<=|a|/|f(v)|<=|a|/(|a|/d) < d, ou seja, existem elementos do nucleo de f (a
imagem inversa de 0) arbitrariamente perto de x, ou seja, o nucleo de f e'
denso em X.
   Abracos,
            Gugu

P.S.: O outro problema que voce mencionou e' uma consequencia desse: se f
nao e' continuo, nos acabamos de mostrar que o fecho do seu nucleo e' todo o
espaco X, mas seu nucleo nao e' todo o espaco X, senao f seria identicamente
nula e portanto continua. Assim, se f nao e' continua seu nucleo nao e'
fechado.