[obm-l] Re: [obm-l] Dicas: Análise Funcional

Caro Gugu,

Mesmo com a sua ajuda e a do Nicolau não consegui
resolver esta questão. Estou um pouco decepcionada
comigo. Será que poderia me mostrar sua resolução da
questão? (Não sei o que codimensão que o Nicolau falou
mas parece que usando isto a demonstração é mais
compacta, não?)

Um outro problema que acredito tenha demonstração
semelhante é mostrar que o núcleo de um funcional é
fechado se e somente se ele é contínuo.
Este também não consegui resolver depois de muito
esforço.

Serei muito grata pela sua ajuda!

>     Cara Alininha,
>     Use o fato de que um funcional linear que nao e' co
ntinuo nao e'
> limitado, ou seja, voce pode encontrar elementos v de X
 com |v| < 1 e |f(v)|
> tao grande quanto voce quiser para mostrar que, dado x
em X existem
> elementos do nucleo de f (a imagem inversa de 0) arbitr
ariamente proximos de
> x, somando a x elementos pequenos de X escolhidos conve
nientemente.

ia.

a lista em