Re: [obm-l] off: IMPA

On Wed, Jun 18, 2003 at 02:11:53PM -0300, gugu@impa.br wrote:
> Caro Diego, O IMPA so' matricula no mestrado ou no doutorado alunos nesses
> casos quando eles demonstram competencia nesse nivel, normalmente tendo
> resultados muito bons em outros cursos a nivel de mestrado (ou de
> iniciacao cientifica, no caso dos que vao comecar o mestrado) no IMPA.
> Alunos com bons resultados em olimpiadas muitas vezes ganham bolsas de
> verao para fazer cursos no IMPA (quando nao sao do Rio), assim como muitos
> estudantes universitarios de varios lugares, mas so' sao aceitos no
> mestrado quando tem sucesso em outros cursos do IMPA. Normalmente os
> [...]

Existe um outro motivo para o mestrado ter pouco pre-requisito (fora
o mencionado pelo Gugu): o mestrado deve ser aberto para pessoas que
fizeram graduação eu outra coisa, como por exemplo engenharia.

Aliás a minha recomendação para alunos que começam o mestrado no Impa
ainda cedo é que em vez de fazerem uma graduação em matemática
(altamente repetitiva com o que eles já estão fazendo no mestrado)
que façam outro curso do seu interesse (por exemplo física ou engenharia
ou informática). É uma oportunidade do cara abrir seus horizontes em vez
de correr para fazer o doutorado o mais rápido possível (o que me parece
meio sem sentido).

Uma pessoa que fez algo parecido foi o Richard M. Stallman, o homem do GNU
e um dos maiores programadores: ele achou que fazer informática no MIT
seria "redundante" então fez física (brilhantemente).

[]s, N.