[obm-l] Re: [obm-l] limites_funções_várias_variáveis

1) Esse "tirar coelho da cartola"  só é possível para quem tem alguma
"maturidade matemática". Vc já tinha um caminho ao longo do qual o limite
dava zero, precisava de outro onde o limite desse diferente de zero. Como há
x^2 no numerador e x -> 0, a idéia mais simples é fazer com que o
denominador tb se torne um múltiplo de x^2, para simplificarmos e obttermos
um limite não-nulo. Daí,  para que x +y=x^2, tomamos y = x^2-x, uma
par[ábola que passa pela origem.

Quanto ao problema 2 ),
(a) note que a função seno é limitada, isto é,  -1<=sen(w)<=1. Como  x ->0 ,
decorre que  x * sen(1/x^2+1/y^2) ->0  também.

(b) Considerando o caminho x=0 (eixo oy ) , o limite dá zero e tomando o
caminho   y = x/(x-1), que evidentemente passa pela origem, o limite vai dar
1.

Frederico.

http://messenger.msn.com.br