Re: [Re: [obm-l] problema real]

Obrigado pelo interesse!

A funcao nao eh conhecida, isto eh nao se conhece uma relação analitica H =
f(V) que possa ser colocada, por exemplo, numa planilha Excel. Utilizamos
polinomios por padronizacao, mas de fato poderia ser alguma outra funcao. A
ideia, sem duvida, eh de fato interpolar, mantendo a coerencia fisica do
fenomeno. Os pontos sao gerados por levantamentos em campo.

De fato acontece, principalmente quando temos mais de 15 pontos e o pol. e do
4o grau, que tenhamos maximos ou minimos na faixa util. Isto eh decididamente
inaceitavel e leva a resultados incorretos.  Com polinomios do terceiro grau
acontece menos, mas a precisao geralmente cai muito. Parabolas quase nunca se
prestam a tais fenomenos e retas menos ainda. O ajuste eh feito um tanto
"artesanalmente", isto eh, o analista tira um ponto aqui, poe outro ali, ateh
consguir R2>0,95 sem maximos ou minimos, tentando obter menor erro nas cotas
mais altas. Infelizmente, quando consideramos todos os pontos disponiveis,
quase sempre hah pontos extremos na faixa util. Sempre chegamos a um bom
polinomio, mas eu queria automatizar esta desgradavel tarefa.
Um abraco
Artur