Re: [Re: [obm-l] problema real]

Oi, Artur:

Aqui vai uma sugestao de engenheiro metido a matematico:

Por que nao usar um polinomio de 5o. grau cuja derivada eh um polinomio da
forma:
f'(x) = (ax^2 + bx + c)^2 + d^2, ou seja, sempre positivo.

Expandindo, teriamos:
f'(x) = a^2x^4 + 2abx^3 + (b^2 + 2ac)x^2 + 2bcx + (c^2 + d^2), o que
resultaria em:

f(x) = (a^2/5)x^5 +(ab/2)x^4 + ((b^2+2ac)/3)x^3 + bcx^2 + (c^2+d^2)x + e

Ou seja, voce teria 5 parametros (a,b,c,d,e) pra estimar via minimos
quadrados a partir dos seus 15 pontos gerados pelo levantamento de campo.

A vantagem eh que voce ja estaria forcando o polinomio a ser sempre
crescente.

Um abraco,
Claudio.