Re: [obm-l] problema real

Vou dar um palpite, espero que seja de ajuda...
O que você quer é, dado um polinômio de quarto grau, e um intervalo [a, b]
na reta real, obter uma restrição com base nos coeficientes desse polinômio
que indique que esse polinômio é crescente nesse intervalo, certo?

Bom, o que eu estava pensando é:
- se o polinômio for crescente, então a derivada dele no ínicio do intervalo
é >= 0 e não há uma raiz para a derivada no intervalo em questão
- como a derivada é um polinômio de grau 3, então existe uma fórmula com
base nos coeficientes do pol. da derivada indicando quais são as raízes do
mesmo.

Se você colocar como restrição que nenhuma das 3 raízes do polinômio estejam
no intervalo desejado você garante que o polinômio de grau 4 obtido é
crescente...

Você então poderia gerar 4 problemas de otimização, o primeiro coloca 0
raízes antes de a e 3 após b, o segundo coloca 1 raiz antes de a e 2 após
b....

Pegue a melhor solução dentre as dadas pelos 4 problemas.

Outras restrições podem ser necessárias para garantir que o polinômio de
grau 3 não tenha raízes complexas, mas essas também são feitas sobre os
coef. do polinômio.

> [...]
>
> Eu estive pensando em utilizar algum algoritmo de Programacao Nao Linear
para
> resolver o seguinte problema:
> Sendo V1,...Vn os volumes observados, H1,..Hn as cotas (conhecidas)
> correspondentes a tais volumes, C0, C1...C4 os coeficientes do polinomio
(Ci,
> coef. do termo de grau i) a serem determinados e P a funcao polinomial com
> tais coeficientes, entao
>
> Minimizar Soma (i=1 a n) [P(Vi) - Hi]^2, variando C0...C4,
> sujeito a que o polinomio seja estritamente crescente no intervalo [V1 ,
Vn],