Re: [obm-l] Infinito

Olá, Thiago. Embora você não tenha mencionado o meu nome, sou eu, sem
dúvida, o responsável pelo lapso. Quando, dias atrás, escrevi

> 2- Um conjunto A é finito se não existe função injetora f:A->A tal que
> f(A)=A.

eu deveria ter escrito "<>" (é diferente de) em vez de "=". Ou seja: A é
finito sse NÃO EXISTE função injetora f:A->A tal que f(A)<>A. (Isto é, A não
é equivalente a um subconjunto próprio.) Ou ainda:

(2') A é finito sse para toda injeção f:A->A, tem-se f(A)=A.

Esta foi a definição adotada por Dedekind no século XIX, quase que
exatamente nesses mesmos termos, exceto que ele usou a forma negativa
("infinito" em vez de "finito"), falava em "sistema" em vez do "menge"
(conjunto) de Cantor e não utilizava a notação de setas para funções (que
surgiria apenas no séc. XX).

Carlos César de Araújo
Matemática para Gregos & Troianos
www.gregosetroianos.mat.br