RE: [obm-l] Desigualdade de Gram

Definamos H como a matriz cujas colunas sao os vetores x_1,....x_n do
espaco de Hilbert. Eh uma matriz n X m, onde m eh a dimensao do espaco,
considerand0=-se os vetores expressos como combinacoes lineares de uma
base do espaco. Se G eh a matriz de Gram associada a x_1,...x_n, entao
temos que G = H'H, onde H' eh a transposta de H. Sendo y um vetor
qualquer do espaco, segue-se que y'G y = y'H'H y = (Hy)' Hy = Hy. Hy,
onde o ponto denota o produto interno. Logo y'G y>=0, sendo 0 sse y=0.
isto nos mostra que a matriz de Gram eh positiva semidefinida, e se seus
vetores forem LI entao  eh positiva definida. Neste ultimo caso, seu
determinante eh > e todos seus autovalores tambem o sao.
Um abraco
Artur

==