Re: [obm-l] Ensino de matematica no Brasil

Caro prof. Piola:

Todos os anos, nos dias que antecedem a Olimpiada Iberoamericana,
a OEI promove um Simposio sobre ensino de Matematica reunindo
um grande numero de professores locais (do pais que sedia a Olimpiada)
e um numero expressivo de professores de outros paises, uns
convidados e outros que serao lideres na Olimpiada e puderam
chegar antes para participar. Os temas tratados sao muito variados:
experiencias em sala de aula, tecnicas de resolucao de problemas,
ensino de geometria (tema sempre presente), a utilizacao do
computador no ensino, etc. Eu tenho estado nestes Simposios em
diversos paises e posso relatar que sempre, sempre, o maior
desejo do professor eh aumentar seu conhecimento da materia
que ensina. Todos sentem que sabendo mais, vao ensinar melhor,
terao mais alternativas para ensinar e experimentar o efeito
no aprendizado dos alunos. Em suma, quero enfatizar que os
professores que participam dos Simposios buscam, em sua imensa
maioria, melhorar seu conteudo matematico.
A reuniao de Antigua (a cidade mais linda da America Central)
sera realizada agora no fim do mes, por solicitacao de
professores da centroamerica que desejam promover uma melhoria
no ensino de matematica em seus paises e perceberam que isto
so sera possivel melhorando o conteudo matematico dos professores.
Em principio, esta reuniao seria dedicada aos professores dos
paises da America Central, mas a OEI pediu auxilio a varios
outros paises que ja possuem projetos nesse sentido e o Brasil
tem uma bela experiencia a relatar.