[obm-l] Re: [obm-l] Re: RE:Dúvida Sobre a Utilidade da Matemática Ensinada nas Escolas

> E minha principal dúvida: 100% não é um todo?Se é,como pode uma empresa
> dividir os funcionários em 60% q lêem a revista A e 80% q lêem a B?
> (80+60=140%) Pelo q entendi,deveria ser um número como por exemplo,40% q
> lêem a revista A e 60% q lêem a revista B(40+60=100.O máximo,100%)

J. Paulo, preste atenção ao enunciado: todo funcionário é leitor de *pelo
menos* uma dessas revistas. Isso quer dizer que um mesmo funcionário pode
ler mais de uma revista. Isso é exatamente uma noção da teoria dos conjuntos
da qual você falou. O conjunto A e B são os conjuntos dos funcionários que
lêem a revista A e a revista B, respectivamente. Na intersecção desses dois
conjuntos, está a parte "que sobra" segundo você: os que lêem as duas
revistas.

Quanto à questão da utilidade da matemática, esta é uma matemática bem
simples, que serve para utilização no dia a dia e base para quem vai fazer
um curso de exatas. Acredite, logo no Cálculo I, você já usa 90% do que você
viu no colégio. E o pior: isso tudo tem que ser como um "axioma" pra você:
claro e evidente :-) assim como as quatro operações básicas são de uso
imediato no Segundo Grau. Você usa sem nem mesmo pensar nelas!

Abraços,
Henrique.