[obm-l] RE: [obm-l] Dúvida Sobre a Utilidade da Matemática Ensinada nas Escolas

Olá

Alguém poderia dizer pra que serve conjuntos,análise
combinatória,bissetriz,equação do 1º e 2º grau,produtos
notáveis,fórmulas(Como a de Báskara), entre outros assuntos que parecem não
fazer parte do mundo real?
Existe algum emprego em q essas coisas são usadas?
[Artur Costa Steiner]
 Huuuummmm...  vou tentar mostrar que estas coisas nao sao totalmente
inuteis e nem interessam apenas a um bando de desocupados que nao tem mais o
que fazer...

Conjuntos - Sao a base de quase toda a matematica. Apresentam vital
importancia em ramos da matematica como Analise, Algebra, Calculo. Estes
ultimos, embora muita gente nao se de conta, tem aplicacoes na vida pratica
no projeto de coisa hoje triviais como televispes , automoveis, DVDs,
computadores, etc. Vc sabe quanto formulas e calculos e mesmo equacoes
diferenciais tiveram que ser resolvidas para que vc pudesse acionar um CD
player? Conjuntos e assuntos correlatos como Teoria dos Grafos, sao tambe
utilizados na achamada arquitetura de computadores.

Analise combinatoria - em muitos algoritmos que envolvem problemas discretos
(isto eh, baseados em numeros inteiros), em análises de alternativas de
investimentos, quano há um numero finito de possibilidaes, no calculo de
probabilidade, tambem relacionado a analise de alternativas.

Equacoes de modo geral - Acho que todo mundo jah tentou resolver algo
similar a seguinte questao: Tenho R$ 200 e aquele som que quero comprar
custa R$300. Logo, preciso arranjar mais $100. Vc se deu conta de que para
isso resoveu a equacao do primeiro grau 200 + x =300? E equacoes mais
complexas aparecem nos mais diverso campos do conhecimento humano. Sem ir
muito longe, quando um gerente de banco calcula quanto vc vai pagar por mes
sobre um emprestimo que o banco vai dar a vc em, por exemplo 12 meses, a
calculadora financeira dele resoveu uma equacao. A formula de Baskara, alias
muito bem bolada e na Idae Media, acho, resove equacoes do segundo grau.

Bisstriz - geometria, em geral , eh usada em arquitetura, projeto de
maquinas, veiculos, etc.

Formulas- em quase tudo se usa algum tipo de formula para calcular alguma
coisa. Diametros de eixos de automoveis, potencia de usinas hidreletricas,
valores financeiros a constar em clausulas contratuais entre grandes
empresas, imposto de renda a pagar ou a receber de volta. Toda vez que
alguem desenvolve num,a planilha Excel um modelo para a ser aplicado seja no
que for estah usando uma porcao de formulas. Abra uma planilha Excel e cique
naquele icone das formulas. Ha mais de 200 formulas rel;ativas aos mais
variados assuntos (finacas , engenharia, estatistica...) E se estao la e
porque os clientes da Microsoft acham necessario.

Eu trabalho no planejamento de sistemas eletricos para o Brasil. Utilizamos
varios programas que analisam as melhores formas de se implantar usinas e
linhas de transmissao de forma a atender aos requesitos do pais e minimizar
o custo do atendimento. Usamos uma serie de tecnicas matematicas, como
programacao dinamica estocastica, decomposicao de Benders, programacoa
lineare nao linear que se baseiam em conjuntos , equacoes, formulas, etc.

Eu sou insuspeito para dizer isso - sou engenheiro, nao matematico.
Artur

winmail.dat