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[obm-l] RE:Dúvida Sobre a Utilidade da Matemática Ensinada nas Escolas
PUC-MG)Em uma empresa,60% dos funcionários lêem a revista A,80 % lêem a
revista B e todo funcionário é leitor de pelo menos uma dessas revistas.O
percentual de funcionários que lêem as duas revistas é:
Olá amigo , espero ajudar você.
( Diagrama de veen anexo )
Sendo y o número de quem lê somente A , z de quem lê somente B , x de quem
lê A e B e p o total de funcionários , temos:
* Se 60% lêem A , quer dizer que 0,6p lêem A .
* Se 80% lêem B , quer dizer que 0,8p lêem B .
Assim , fica:
x + y lêem A , pois y lê somente A e x lêem A e B :
x + y = 0,6 ( i )
x + z lêem B , o raciocínio é o mesmo do item anterior :
x + z = 0,8p ( ii )
Como o total de funcionários que lêem é igual a x + y + z e ele diz que
todos lêem A ou B , você pode afirmar que x + y + z = p (iii) .
Assim , utilizando as equações i , ii e iii para montar um sistema , conseguimos
chegar a conclusão de que x = 0,4p , ou seja , 40%p , ou ainda 40% do total.
Na verdade esse problema é bem básico .
O que acontece com você e com qualquer outro ser humano é que quando nos
deparamos com um assunto que o nosso cérebro não consegue entender, na maioria
matemáticos , o extinto de muitos , talvez da maioria , exceto os amantes
da matemática , é abandonar esse assunto e sem perceber começar a inventar
justificativas paro o fato de tal abandono .
Reflita sobre isso e por mais estranho que pareça , nunca fique com pena
de si mesmo , isso ajuda bastante ...
Abraços...
Luiz H. Barbosa
www.olympicmaths.hpg.com.br
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