[obm-l] RE: [obm-l] Re: RE:Dúvida Sobre a Utilidade da Matemática Ensinada nas Escolas

Ah, esqueci de responder a esta duvida
[Artur Costa Steiner]
>E minha principal dúvida: 100% não é um todo?Se é,como pode uma empresa
>dividir os funcionários em 60% q lêem a revista A e 80% q lêem a B?
>(80+60=140%) Pelo q entendi,deveria ser um número como por exemplo,40%
>lêem a revista A e 60% q lêem a revista B(40+60=100.O máximo,100%)
>Bem,sei q estou errado nessas coisas,por isso,fica aqui a solicitação
de
>ajuda aos magos da matemática :)
[Artur Costa Steiner]
Observe que os conjuntos nao sao disjuntos, isto eh, ha funcionarios que
leem as duas revistas. Eh por isso que a soma dos respectivos
percentuais NAO tem que ser 100%. Por exemplo considere um conjunto de 5
pessoas no qual todas tenham nivel superior. E perfeitamente possivel
que 4 sejam advogadas e 4 sejam engenheiras, embora 4+4 =8 >5. Neste
caso, 3 pessoas sao simultanemanete advogadas e emgenheiras. Quando vc
soma 4+4, esta contando duas vezes as pessoas que sao simultaneamente
engenheiras e advogadas. Certo?
Artur