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[obm-l] RE: [obm-l] Re: RE:Dúvida Sobre a Utilidade da Matemática Ensinada nas Escolas



>
>Sei q é uma pergunta meio esquisita,mas nunca entendi pra q isso
>servia.Pelo
>menos nunca vi ninguém fazendo esses cálculos nem usando coisas como
x-10=
>etc etc.
[Artur Costa Steiner] 
Nao eh esquesita, nem todos curtem matematica e nem todos tem que se
aprofundar nela. Eh como a nossa lingua. Todos temos que ser capazes de
nos expressar clara e corretamente, mas apenas alguns tem que conhecer
profundamente asuntos como literatura e analise sintatica.   
>
>Pelo menos deveriam não colocar coisas q a pessoa não vai
utilizar.Estou no
>pré vestibular e tenho muita dificuldade pra entender questões
>matemáticas.Algumas são propositalmente feitas pra confundir o
candidato a
>um curso universitário.
[Artur Costa Steiner] 
Isto eh de fato lamentavel.
>
>Aproveitando,vc ou outra pessoa pode dizer se a seguinte questão está
bem
>formulada?
>(PUC-MG)Em uma empresa,60% dos funcionários lêem a revista A,80 % lêem
a
>revista B e todo funcionário é leitor de pelo menos uma dessas
revistas.O
>percentual de funcionários que lêem as duas revistas é:
[Artur Costa Steiner] 
Eu creio que eh mais facil de entender se definirmos Ca como o conjunto
dos funcionarios que leem a revista A, Cb como o conjunto dos
funcionarios que lem a revista B e C como o conjunto dos funcionários
que leem ao menos uma das duas revistas. Por hipotese, todo funcionario
da empresa le pelo menos uma das duas revistas, de modo que C se
confunde com o conjunto dos funcionarios da empresa. Em termos
percentuais, podemos entao dizer que nC, o numero de elementos de C (no
caso em percentual), eh 100. 
O que o problema pede eh o numero de elementos da intercecao de Ca e Cb
(conjunto dos que leem as duas revistas). E temos que a uniao de Ca e Cb
e o proprio C, pois todo funcionario le A ou B (observe que o "ou" nao
eh excludente). Da teoria dos conjuntos, temos que n(Ca inter Cb) = nCa
+ nCb - nC = 60 + 80m - 100 =40. Que eh o que vc fez. Ao dizermos que o
numero de elementos de uma uniao de dois conjuntos e soma dos numeros de
elementos de cada um dos conjunto menos o numero de elementos da
intercecao deles, estamos evitando que os elementos da intercecao sejam
contados duas vezes. 
O seu professor fez o mesmo, so que talvez tenha explicado de modo um
pouco difrerente. 
Um abraco.
 Artur

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