Re: [obm-l] Re: [obm-l] 2ª Vingança Olimpica- Problema 5

Caro JP:

Voce tem razao. Sao escolhidas criancas e nao linhas e colunas.
Portanto, a minha solucao abaixo esta errada e o problema eh bem mais
complicado do que eu supuz inicialmente.

Por exemplo, para p = 3, a minha solucao eh ((2^3-2)/3 + 1)^2 = 3^2 = 9, mas
existem mais de nove maneiras de escolher as criancas:

Soma = (3,3)
(3,3)
(1,2) (2,1)
(1,1) (2,2)

Soma = (3,6)
(1,3) (2,3)
(1,1) (1,2) (1,3)

Soma = (6,3)
(3,1) (3,2)
(1,1) (2,1) (3,1)

Soma = (6,6)
(1,2) (2,1) (3,3)
(1,1) (2,2) (3,3)
(2,1) (2,2) (2,3)
(1,2) (2,2) (3,2)
(1,1) (1,2) (2,1) (2,2)

Soma = (6,9)
(1,3) (2,3) (3,3)

De qualquer forma, como cada crianca corresponde a um par (i,j) com
1 <= i, j <= p acho que a minha reformulacao esta correta, ou seja, o
problema eh realmente o de se determinar o número de subconjuntos de:
 {1, 2, ..., p}x{1, 2, ...,p} cuja soma dos elementos
(definida da forma usual: (a,b)+(c,d)=(a+c,b+d) ) seja um par ordenado da
forma (mp,np) onde m e n são inteiros.

O erro na solucao abaixo foi assumir que um subconjunto de um produto
cartesiano tambem eh um produto cartesiano, o que nao eh verdade em geral.

on 25.03.03 20:55, peterdirichlet1985@zipmail.com.br at