Re: [obm-l] Probabilidade - Poker soluçao adequada

A. C. Morgado wrote:

> Tirar 5 cartas do baralho (casos possiveis): C(32,5)
> Casos favoraveis: tirar 5 cartas do baralho formando um par de reis.
> Imagine-se a frente do baralho com a missao de tirar 5 cartas formando
> um par de reis. A primeira decisao a tomar eh escolher quais os dois
> reis que serao apanhados, C(4,2) modos de tomar essa decisao. Em
> seguida voce decidir quais serao as outras tres cartas que voce
> apanharah. Nao pode haver rei nem duas do mesmo tipo. Logo, voce
> comelça escolhendo os tipos das cartas C(7,3). Pronto, escolheu que
> [...]

Muito obrigado pelas solucoes professor. Apenas uma observacao...
De fato quem desreipeita as boas tecnicas acaba sofrendo as
consequencias, porem isso é relativo. Quem é que decide qual é melhor
tecnica?...aprendi a resolver esse tipo de problema calculando as
probabilidades diretamente (que foi a minha solucao I), certamente o meu
professor resolveria da mesma maneira que eu tentei resolver mas ele com
certeza acertaria :)
O fato é que na solucao I eu fiz tudo certinho..mas cometi o erro de não
permutar os eventos A ("tirar um K") de posicao ...
veja que eu cheguei perto disse que pensei em multiplicar por 5!/2! que
seria a permutacao de 5 elementos com dois repetidos esta
errado..deveria sim multiplica-los por 5!/2!3! já que os eventos B,C,D
apesar de diferentes não podem trocar de ordem..sendo assim é como se
fossem iguais. Pronto..assim meu raciocinio ficou completo..apenas
esqueci o detalhe de que os eventos B,C,D não poderiam trocar de ordem
entre sí...
Mesmo assim voce acha que nao é esse o melhor metodo?! Como o sr. pode
me justificar?

Mais uma vez agradeco pela atencao e pelas duvidas sanadas.