Re: [obm-l] Problema simples...

Caro Leandro:

Supondo provados os resultados de (a) e (b), eu consegui fazer uma perna do (c).

----------------

Sejam u,v vetores em R^n e A=uvT.  Entao, mostre que

(a)   A^2 = (u.v) A.  Esse eu fiz. (u.v denota o produto interno)

(b)   Use a parte (a) para mostrar que se u.v e diferente de zero, entao (u.v) e o unico autovalor diferente de zero de A.  (Esse eu fiz)

(c)   Use a parte (a) e a parte (b) para mostrar que se A tem posto 1, entao I-A e inversivel se e somente se A^2 e diferente de A.

----------------

Inicialmente, temos que se posto(A) = 1, então A <> 0.

A minha idéia foi a de provar o contrapositivo de (c), ou seja:

A^2 = A se e somente se I - A é singular

Suponhamos que A^2 = A.

Então, (por (a)) A^2 = (u.v)A = A  ==>

[ (u.v) - 1 ]A = 0  ==>

u.v - 1 = 0, já que A <> 0 ==>

u.v = 1 ==>

(por (b)) 1 é o único autovalor não-nulo de A ==>

det(xI - A) = 0 tem como única raiz não nula x = 1 ==>

det(I - A) = 0 ==>

I - A é singular.

--------------

Na "volta" eu me enrolei justamente por não conseguir eliminar o caso em que u.v = 0. Veja só:

Suponhamos que I - A seja singular ==>

det(I - A) = 0 ==>

x = 1 é raiz de det(xI - A) = 0 ==>

1 é autovalor de A ==>

(por (b)) u.v = 0 ou u.v = 1

Agora, consideremos separadamente estes dois casos:

Caso 1: u.v = 1 ==>

(u.v)A = 1A = A ==>

(por (a)) A^2 = A  (até aqui, tudo bem)

Caso 2: u.v = 0 ==>

(por (a)) A^2 = (u.v)A = 0A = 0 ==>

A^2 <> A  (*** ==> justamente o oposto do que se pretendia)

Deve haver alguma relação do tipo:

"Se posto(A) = 1 e u.v = 0, então I - A é inversível",

a qual eliminaria o Caso 2, mas não consegui provar nada nessa linha.

De fato, testando alguns exemplos 3x3 numa planilha, eu cheguei à seguinte conjectura:

u.v = 0 e A = uvT  ==>  det(I - A) = 1.

Vou pensar mais um pouco a respeito.

Um abraço,

Claudio.