[obm-l] xadrez e sistemas de equações

Olá pessoal,

Estava estudando sistemas de equações lineares e pensei na seguinte relação:
Se existem sistemas possíveis (determinado e indeterminado) e impossíveis, como poderiamos classificar um sistema criado a partir do jogo de xadrez onde temos uma matriz quadrada 8 X 8, sendo que m= [1;8] e n=[A;H] (usei barras para indicar intervalos fechados).
Pergunta: É possível provar que existe um algoritmo para a seguinte situação:

Um jogador que inicie um jogo de xadrez conhecendo este algoritmo sempre saia vitorioso, mesmo que o outro jogador tbém conheça o algoritmo!
Para ser mais claro eu só gostaria de saber se existe tal algoritmo mesmo que ninguém o tenha descoberto nestes milhares de anos. Pois se for possível e alguém descobrisse seria uma das maiores descobertas da matemática pois vários matemáticos brilhantes passaram por este planeta e muitos deles gostavam de xadrez, mas nem um descobriu tal algoritmo. Acho que a humanidade deva esperar uma evolução da capacidade cognitiva do ser humano pela seleção natural para tal façanha :-)
Obs: Eu espero que não exista, pois se for descoberto, jogos de tabuleiro como xadrez, dama etc... perderiam a graça, pois o algoritmo seria amplamente divulgado.