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[obm-l] Re: [obm-l] xadrez e sistemas de equações
On Thu, Feb 27, 2003 at 03:00:03PM -0500, Faelccmm@aol.com wrote:
> Olá pessoal,
>
> Estava estudando sistemas de equações lineares e pensei na seguinte relação:
> Se existem sistemas possíveis (determinado e indeterminado) e impossíveis,
> como poderiamos classificar um sistema criado a partir do jogo de xadrez onde
> temos uma matriz quadrada 8 X 8, sendo que m= [1;8] e n=[A;H] (usei barras
> para indicar intervalos fechados).
> Pergunta: É possível provar que existe um algoritmo para a seguinte situação:
>
> Um jogador que inicie um jogo de xadrez conhecendo este algoritmo sempre saia
> vitorioso, mesmo que o outro jogador tbém conheça o algoritmo!
> Para ser mais claro eu só gostaria de saber se existe tal algoritmo mesmo que
> ninguém o tenha descoberto nestes milhares de anos. Pois se for possível e
> alguém descobrisse seria uma das maiores descobertas da matemática pois
> vários matemáticos brilhantes passaram por este planeta e muitos deles
> gostavam de xadrez, mas nem um descobriu tal algoritmo. Acho que a humanidade
> deva esperar uma evolução da capacidade cognitiva do ser humano pela seleção
> natural para tal façanha :-)
> Obs: Eu espero que não exista, pois se for descoberto, jogos de tabuleiro
> como xadrez, dama etc... perderiam a graça, pois o algoritmo seria amplamente
> divulgado.
É um teorema relativamente fácil que vale exatamente uma das opções abaixo:
(A) Existe um algoritmo para as brancas ganharem no xadrez. Ou seja, se
o jogador que usa as peças brancas seguir este algoritmo ele sempre ganhará,
independentemente do que fizer o jogador que usa as pretas (conhecendo
ou não o algoritmo e sabendo ou não que o jogador das brancas irá usá-lo).
(B) Existe um algoritmo para as pretas ganharem no xadrez.
(C) Existem algoritmos para cada um dos dois jogadores garantir o empate.
Ou seja, se o jogador com as peças brancas seguir o algoritmo ele garante
pelo menos o empate. Analogamente, se o jogador com as peças pretas seguir
o algoritmo ele garante pelo menos o empate.
Ninguém sabe, claro, qual das opções realmente vale (mas acho que o melhor
palpite é (C)). O problema é que os algoritmos são quase certamente grandes
e complicados demais para poderem ser escritos mesmo como um programa para
um grande computador.
O livro Winning Ways, de Berlekamp, Conway e Guy, faz uma análise completa
de alguns jogos e para alguns o algoritmo pode ser dado sim. Mas mesmo
alguns jogos tradicionalmente considerados bem menos nobres que o xadrez,
como o jogo dos quadradinhos (dots-and-boxes), são complicados demais
para admitir um algoritmo prático.
[]s, N.
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