[obm-l] Diferenciabilidade em R^n

Olá a todos os amigos da lista,

Para os que gostam de Análise Real, tomei conhecimento de um fato interesante e que desconhecia (sei que nesta lista a maioria não curte muito Análise Real, parece que Álgebra, Geometria e Análise Combinatória são os assunto preferidos).

Uma condição suficiente para que f seja diferenciável em um elemento a de seu domínio é que as derivadas parciais de f existam em uma vizinhança de a e esejam contínuas em a. A prova dste teorema aparece em muitos livros de Análise Matemática. Mas no livro do Apostol (aliás, um grande livro), tomei conhecimento de que basta que apenas n-1 das n derivadas parciais de f sejam contínuas em a ( e existam numa vizinhança de a).  Acho que este fato nãop é muito conhecido.

Um abraço

Artur