[obm-l] Teorema Fundamental da Algebra

   Saudacoes!
   A prova era assim: pensa que seu polinomio e' P(z)=z^n+a1.z^(n-1)+...+an.
Se z=R.cis(t),P(z)=R^n(cis(nt)+o(1)), onde o(1) e' uma coisa pequena, que
tende a 0 quando R tende a infinito. Mas isso mostra que a imagem de um
circulo grande por P(z) da' n voltas em torno de 0 (a origem) no sentido
anti-horario. Por outro lado, se P(0) nao e' 0, entao a imagem de um circulo
pequeno centrado em 0 por P esta' pertinho de P(0) e logo nao da' volta
nenhuma em torno da origem. Se P(z) nunca e' 0, entao o numero de voltas que
a imagem por P de um circulo de centro em 0 e raio R da' em torno de 0 e'
sempre inteiro e e' uma funcao continua de R, donde e' constante, absurdo
pois varia entre 0 (para R pequeno) e n (para R grande). Portanto em algum
momento as imagens desses circulos devem passar por 0 (a unica coisa que
pode fazer mudar o numero de voltas), e logo existe c com P(c)=0.
   Abracos,
           Gugu

Nota:cis(t):=cos(t)+i.sen(t).