[obm-l] Re: [obm-l] POLÊMICA DAS FRAÇÕES - A LINHA DA IGUALDADE

On Sun, Feb 16, 2003 at 04:17:12PM -0300, Helder Oliveira de Castro wrote:

> Tudo bem, pessoal?
>
> Ocorre que um colega meu foi axincalhado pelos colegas na sua aula de
> Matemática (e pelo professor também) simplesmente porque não conhecia a
> seguinte notação: "A barra maior da divisão de frações está na linha da
> igualdade".

Eu não conheço esta notação e a desencorajaria como desnecessariamente
confusa: use patentesis, faça um traço de fração bem maior do que o outro
ou, melhor ainda, arrume a sua expressão para não ter frações umas
por cima das outras. Mas principalmente acho uma bobeira grande
isso de achar que o importante em matemática é conhecer este tipo de notação
(sem falar da grosseria de "axincalhar" alguém por causa disso).
A olimpíada de matemática para mim tem (entre outros) este papel de apontar
que o importante em matemática não é saber onde botar o traço de fração,
nem fazer conta depressa, nem decorar fórmulas sem entender como usá-las.

[]s, N.