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[obm-l] RE: [obm-l] POL�MICA DAS FRA��ES - A LINHA DA IGUALDADE



Nunca ouvi falar em tal nota��o. Sugiro que seu amigo troque de professor ede colegas. Achincalhar algu�m em sala de aula decididamente n�o � atitude digna de um verdadeiro professor, e nem de verdadeiros colegas.

Artur

Tudo bem, pessoal?

      Ocorre que um colega meu foi axincalhado pelos colegas na sua aula de Matem�tica (e pelo professor tamb�m) simplesmente porque n�o conhecia a seguinte nota��o: "A barra maior da divis�o de fra��es est� na linha da igualdade". Palavras de seu professor de matem�tica. Explicando melhor, significa que, quando temos v�rias divis�es a fazer simbolizadas todas com barras iguais (ex.: 2/2/3), ou seja, n�o h� barras maiores nem menores, a maior barra � a que est� na linha da igualdade. N�o pude ajud�-lo pois tamb�m n�o conhecia essa nota��o, que julguei totalmente desarroazada. "Estabeleceu-se uma pol�mica e meu colega quer se ressarcir de todo mal que lhe foi causado". O problema em sala de aula foi:

Calcule o produto A .B em que:

A

/

2     =      4 

/              /

3             B

               /

               3

[Exatamente deste jeito ]

      Olhando num caderno sem pauta, ou seja, para o conhecido L.D. e posteriormente para o L.E., chegamos em A:2:3 = 4:B:3 e finalmente em A .B = 8. O professor dele fez (A:2):3 = 4:(B:3) => A .B = 72.

      � claro que a segunda solu��o tem sua l�gica. Mas, existe mesmo esta nota��o? Pe�o que, por gentileza, esclare�am a nossa d�vida, que � conceitual.

 


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