[obm-l] POLÊMICA DAS FRAÇÕES - A LINHA DA IGUALDADE

Tudo bem, pessoal?

      Ocorre que um colega meu foi axincalhado pelos colegas na sua aula de Matemática (e pelo professor também) simplesmente porque não conhecia a seguinte notação: "A barra maior da divisão de frações está na linha da igualdade". Palavras de seu professor de matemática. Explicando melhor, significa que, quando temos várias divisões a fazer simbolizadas todas com barras iguais (ex.: 2/2/3), ou seja, não há barras maiores nem menores, a maior barra é a que está na linha da igualdade. Não pude ajudá-lo pois também não conhecia essa notação, que julguei totalmente desarroazada. "Estabeleceu-se uma polêmica e meu colega quer se ressarcir de todo mal que lhe foi causado". O problema em sala de aula foi:

Calcule o produto A .B em que:

/

2     =      4

3             B

               /

               3

[Exatamente deste jeito ]

      Olhando num caderno sem pauta, ou seja, para o conhecido L.D. e posteriormente para o L.E., chegamos em A:2:3 = 4:B:3 e finalmente em A .B = 8. O professor dele fez (A:2):3 = 4:(B:3) => A .B = 72.

      É claro que a segunda solução tem sua lógica. Mas, existe mesmo esta notação? Peço que, por gentileza, esclareçam a nossa dúvida, que é conceitual.

Busca Yahoo!
O serviço de busca mais completo da Internet. O que você pensar o Yahoo! encontra.