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[obm-l] Re: [obm-l] IMO, QUEBRA-CABEÇAS, ALGORITMOS, ETC



Oi Fael:
 
Primeiro, uma pequena correção: o cubo é de Rubik e, se você estiver interessado, existem vários sites descrevendo estratégias e até com análises matemáticas do cubo. A área da matemática usada para estas análises é a teoria dos grupos, onde há uma grande atividade de pesquisa em andamento atualmente e onde ainda restam muitos problemas em aberto. Assim, você mesmo deu um exemplo da correlação entre matemática recreativa (cubo de Rubik) e matemática avançada (teoria dos grupos) usada para resolver um problema recreativo.
 
Sobre a sua pergunta, acho que qualquer um que tenha facilidade para matemática haverá de ter facilidade na solução de problemas recreativos. No entanto, como distinguir um problema "recreativo" de um que é tema de pesquisa "séria"? Aqui mesmo  na lista, já apareceram vários que podem ser classificados de um jeito ou de outro. Por exemplo, esse do Paulo Santa Rita:
 
Em uma reuniao existem exatamente 201 pessoas de
5 nacionalidades diferentes. Sabe-se que em cada grupo de 6 pessoas, ao
menos duas tem a mesma idade. Demonstrar que existem ao menos 5 pessoas do
mesmo pais, da mesma idade e do mesmo sexo.
 
envolve um conceito chamado princípio das gavetas, que diz o seguinte: se existem N+1 meias que devem ser colocadas em N gavetas, então alguma gaveta irá conter pelo menos duas meias. Existe uma teoria matemática (teoria de Ramsey) que estuda extensões e variações deste princípio, ainda tem vários problemas sem solução, e é objeto de pesquisa em várias universidades.
 
(Paulo - espero que você não se ofenda por eu ter classificado o seu problema como recreativo, mas como eu não sou aluno (no sentido estrito, isto é, matriculado em alguma instituição), professor ou pesquisador, pra mim matemática é um hobby e, portanto, todos os problemas são recreativos).
 
Um abraço,
Claudio.
 
 
----- Original Message -----
Sent: Saturday, February 15, 2003 6:09 PM
Subject: [obm-l] IMO, QUEBRA-CABEÇAS, ALGORITMOS, ETC

Olá pessoal,

Sabemos que existem algoritmos não só para a resolução mas tbém para dizer qual a quantidade mínima giros que poderiam ser dados em um cubo Rubrick (ou cubo mágico) sendo dada uma disposição inicial do mesmo. Sabemos que existem vários quebra-cabeças como o cubo Rubrick e sabemos tbém que vários deles podem ser criados. Como gosto muito de matemática recreacional gostaria de saber a correlação entre matemática avançada ou geral e matemática recreacional. Quando digo correlação falo no sentido estritamente estatístico, ou seja, todo indivíduo especializado em matemática geral, como muitos aqui, é tbém altamente capaz em questões de matemática recreacional ? Ou uma coisa não tem a ver com a outra? Voltando aos quebra-cabeças estilo cubo rubrick. Se fosse criada uma etapa na IMO, por exemplo, para a criação de algoritmos e resolução destes tipos de quebra-cabeças seria um "filtro" (seleção) muito rigoroso? Ou seria fácil para os mais tarimbados ?

ICQ: 337140512