Re: [obm-l]

Caro Igor:

1) Leve em conta que i = exp( i * (Pi/2 + 2*k*Pi) ) ==>
 i^i = exp( i * (Pi/2 + 2*k*Pi) )^i = exp(-Pi/2  +  i*2*k*Pi) = exp(-Pi/2)

Interessante, não?  É por causa de pequenos fatos como este que eu gosto de
matemática.

2) Para provar a sua igualdade, basta uma calculadora com precisão
suficiente.
Este assunto tem várias ramificações surpreendentes. Por exemplo, o fato de
exp(Pi*raiz(163)) ser "quase" inteiro tem a ver com o fato de 163 ser o
maior inteiro N tal que o anel Z[raiz(-N)] é um domínio de fatoração única.

Também está relacionado com o fato de o polinômio p(x) = x^2 + x + 41
produzir primos para valores de x desde 0 até 39 (repare que o discriminante
(delta) é igual a 1^2 - 4*1*41 = -163).

3) Existe um livro do Eduardo Wagner chamado "Construções Geométricas"
publicado, se não me engano, pela SBM.
Acho que é um ótimo ponto de partida.

Um abraço,
Claudio.