[obm-l] Re: [obm-l] Número de Hurwist

On Tue, Feb 11, 2003 at 09:49:21PM -0300, DexX wrote:
> Olá Nicolau e colegas da lista
>
> Estava navegando pela iNET, procurando alguns tópicos de matemática quando
> me deparei com o seguinte trecho de uma mensagem antiga:
>
> "Lembro-me do vestibular do IME de 1981, o Nicolau foi o único que resolveu
> uma certa questão chamada de Número de Hurwist, acho que é assim que escreve
> (números complexos)."
>
> Me espantou o termo, Número de Hurwist, nunca o ouvi. Procurei pela internet
> algo sobre, e apenas me deparei com esta próprica mensagem. Mais nada...
>
> Por isso mando esta mensagem. Gostaria de saber se este nome está correto
> [...]

Eu também não sei o que é isso, nem se o nome está certo.
Se esta história tiver base na prova do IME que eu fiz,
a questão deve ser mais ou menos a seguinte:

Dado z = (3+4i)/5,
prove que não existe nenhum inteiro positivo n com z^n = 1.

Eu fiz definindo z^n = (a_n + b_n i)/5^n e observando algum tipo de
congruência que garantia que b_n é diferente de 0 para n > 0.

[]s, N.