[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Número de Hurwitz

Caros DexX e Nicolau:

Adolf Hurwitz foi um matemático alemão do final do século XIX / começo do
século XX que trabalhou na área de funções analíticas, álgebra e teoria dos
números. Foi mentor de David Hilbert e Hermann Minkowski.

A única referência que eu conheço para "número de Hurwitz" é este problema
de se provar que {(3+4i)/5]^n <> 1 para todo n natural.

Uma solução (diferente mas relacionada à do Nicolau) baseia-se no fato de
que: z = (3+4i)/5 = (2+i)/(2-i).

Logo, o problema reduz-se a provar que, para todo n natural, (2+i)^n <>
(2-i)^n.

Considere a seguinte sequência: A(n) = (1/(2i))*[(2+i)^n - (2-i)^n].

Inicialmente, vou tentar achar uma sequência recorrente de inteiros cujo
termo geral seja justamente este A(n).
( o coeficiente 1/(2i) não veio simplesmente do nada - é simplesmente a
forma de garantir que os A(n) sejam inteiros e que A(1) = 1 - obviamente, eu
só percebi a conveniência disso após algum esforço)

2+i e 2-i são raízes de p(x) = x^2 - 4x + 5, o qual, por sua vez, é o
polinômio característico da seguinte recorrência:
B(n) = 4*B(n-1) - 5*B(n-2).

Fazendo B(1) = 1 e B(2) = 4, achamos que B(n) = A(n) para todo n.

Agora, vou supor que, para algum n, tenhamos (2+i)^n = (2-i)^n e tentar
obter uma contradição.

Se tal n existe, então, teremos A(n) = 0  ==>
4*A(n-1) - 5*A(n-2) = 0  ==>
4*A(n-1) = 5*A(n-2)  ==> A(n-1) é divisível por 5   (***)

Agora, basta provar que, para todo k, MDC( A(k) , 5 ) = 1. Isso sai por
indução:

k = 1  ==> A(k) = 1 e MDC(1,5) = 1.

Suponhamos que para 1 <= k < p, tenhamos MDC( A(k) , 5 ) = 1.

Então: A(p) = 4*A(p-1) - 5*A(p-2)  ==>
MDC( A(p) , 5 )  = MDC ( 4*A(p-1) - 5*A(p-2) , 5 ) =
= MDC( 4*A(p-1) , 5 ) = 1, uma vez que MDC(4,5) = MDC(A(p-1), 5) = 1 (pela
hipótese de indução)

Logo, para todo k, temos MDC( A(k), 5 ) = 1.

Mas (***) nos diz que 5 divide A(n-1) ==> MDC( A(n-1) , 5 ) = 5 ==>
contradição.

Logo, não pode ser A(n) = 0, ou seja, para todo n, A(n) <> 0 ==>
para todo n, (2+i)^n <> (2-i)^n ==>
para todo n, [(3+4i)/5]^n <> 1.

OBS: este problema pode ser generalizado:

Dados inteiros p e q, com MDC(p,q) = 1, teremos que, para todo natural n,
(p+qi)^n <> (p-qi)^n.

Um abraço,
Claudio.