[obm-l] Re: [obm-l] compra e venda de livros **correção**

ESTA MENSAGEM SUBSTITUI A DE MESMO REMETENTE E ASSUNTO, QUE FOI TRANSMITIDA
INDEVIDAMENTE ÀS 22:01 DE 11FEV03

Permita-me discordar, não pelo prazer de fazê-lo, o que não me daria nenhum,
mas numa tentativa de modificar um ponto de vista através de contra-exemplos
(aprendi esta de "contra-exemplos" na recente discussão sobre funções
contínuas, monótonas e patológicas).

Logo que entrei na lista surgiu uma discussão sobre demonstrações através do
Método da Indução Finita, assunto que me é muito caro por me trazer ótimas
lembranças. Alguém disse que uma fonte de referência para o método seria o
livro Manual de Indução Matemática, de Luís Lopes. Como não o encontrei nos
catálogos on-line de diversas livrarias, perguntei na lista como comprá-lo,
o que foi respondido pelo próprio autor. O livro, com uma gentil
dedicatória, escrita de forma sui-generis, hoje faz parte de minha
biblioteca, o que não teria acontecido se a lista não tivesse sido usada
para eu saber como comprá-lo.

Bem recentemente alguém perguntou como comprar um livro (Geometria II?), do
Morgado em co-autoria com um outro professor, editado originalmente em 74,
que desde esgotado há muito só podia ser obtido através de expedientes
ilegais. Morgado respondeu dizendo que o livro acabara de ser reeditado, mas
estava disponível apenas em um pequeno número de lugares. Isto é, não
constava de catálogos on-line.

Em novembro do ano passado o fernandom@sefaz.ce.gov.br enviou a seguinte
mensagem (004101bd168b$edda16c0$36921eac@sefaz.ce.gov.br):

[quote]
> Amigos Virtuais,
> Como poderia adquirir esses livros?
>
> a.. Olimpíadas Brasileiras de Matemática, 1a. a 8a. :Problemas e Soluções
> Compilado por Élio Mega e Renate Watanabe.
> Sociedade Brasileira de Matemática - SBM.
(...)
> a.. Olimpíadas de Matemática 97 - Provas Compiladas e Resolvidas
> Antonio Caminha, Onofre Campos, Paulo Bonfim Gomes Rodrigues
> Editora 7 de Setembro - Fortaleza - CE
> a.. Atenciosamente,
> a.. Fernando
[unquote]

que foi respondida pelo Nicolau em 11 Nov 2002 16:32:17 -0200 da seguinte
forma:

[quote]
Para os livros publicados pela SBM, tente www.sbm.org.br ou escreva para a
secretária da SBM encarregada de venda de livros.

[]s, N.
[unquote]

No meu entender, embora todas as três mensagens acima contenham
explicitamente a pergunta "como comprar o livro...?", nenhuma delas deve ser
considerada off-topic.

JF