Re: [obm-l] compra e venda de livros

On Tue, Feb 11, 2003 at 05:09:13PM -0200, Jose Francisco Guimaraes Costa wrote:
> Mensagens para a lista perguntando como comprar um determinado livro -
> obviamente sobre matemática -, ou pedindo sugestões sobre livros que tratem
> de determinado assunto - obviamente sobre matemática - também são
> consideradas off-topic?

Perguntar como comprar a meu ver é off-topic sim,
mas menos grave do que colocar um produto a venda.
Eu não chamo a atenção a cada caso simplesmente pq
acho que isso criaria mais ruido do que vale a pena.

Perguntar onde estudar um determinado assunto é totalmente legítimo.

> Não há a menor dúvida que "reclamar de abusos não é aborrecer-se à toa, é
> exercer a cidadania". A questão é definir o que vem a ser "abuso".

Claro, por isso mesmo é legítimo reclamar.

Quem está cometendo o abuso em geral acha que naquele caso não é um abuso,
é totalmente legítimo: saia na rua e fale com algum motorista que esteja
cometendo uma infração (cuidado: seguir esta recomendação ao pé da letra
pode ser prejudicial à saúde) e ele certamente responderá que aquilo
não é abuso, ele *precisa* fazer fila dupla, andar na contra-mão,
desrespeitar o limite de velocidade, dirigir embriagado...
Em alguns raros casos uma reclamação faz com que a pessoa se toque que sim,
afinal de contas aquilo foi um abuso.

Ou talvez a ênfase da sua pergunta seja em 'definir'.
A maioria das regras de convivência em uma lista
como esta não estão escritas. Em nenhum lugar está
escrito que é proibido fazer pregações religiosas aqui
mas felizmente até agora ninguém teve esta idéia genial (continuem assim!).
O meu entendimento (como organizador da lista) é que comércio na lista
também é inaceitável, mesmo isso não estando escrito em lugar nenhum.

[]s, N.