Re: [obm-l] Máximos_e_Mínimos_SEM_DERIVADAS

Olá colegas da lista

http://mathcircle.berkeley.edu/BMC4/Handouts/MaxMin.pdf

> Aguardo resposta
>
> Atenciosamente
> Prof. Thyago
> WebMaster cursinho.hpg.com.br

vejamos
y = 5x + 16/x + 21

multiplicando tudo por x, temos que
xy = 5x^2 + 21x + 16
=>
5x^2 + (21-y)x + 16 = 0

Como X é real, o delta não pode ser menor que zero.
portanto:

Delta = (y-21)^2 - 16*5 >= 0
y^2 - 42y + 441 - 16*4 >= 0
y^2 - 42y + 347 >= 0

se voce resolver essa inequação vc encontrará os
intervalos em que não há raiz de números negativos: os
invevalos em que y existe.
(você vai encontrar algo como y >= ... e y <= ..., daí
fica fácil ver o máximo e mínimo locais)

Busca Yahoo!
O serviço de busca mais completo da Internet. O que você pensar o Yahoo! encontra.
http://br.busca.yahoo.com/