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[obm-l] =?Windows-1252?Q?Re:_=5Bobm-l=5D_M=E1ximos_e_M=EDnimos_SEM_DERIVADAS?=



            Sobre a questão de Máximos e Mínimos sem derivadas:

                Primeiro peço desculpa pois esbarrei no botão e acabei
enviando um e-mail vazio, mas quanto a questão acima tenho algumas opinões:
                Achei o artigo bem interessante, no entanto o desigualde das
médias não é um assunto abordado no ensino médio comum, aquela fatoração
(a^3 + b^3 ...) também não.
            Outro ponto importante é o tempo, afinal, para fazer aqueles
algebrismos que o autor mencionou, exergar os termos corretos, são processos
demorados, não nos exemplos simples, mas no mais complicados, e o fato é que
no vestibular não há tempo para isso.
            Acredito que ensinar um aluno do ensino médio interessado em
exatas a calcular limites (não pela definição), derivar, regras de derivação
e noções bem básicas de integral, não é o fim do mundo e será de extremo
auxílio durante o curso, principalmente o de física e uma ferramenta rápida
e geral para o vestibular.
            Por tudo isto acredito que o livro de Iezzi, volume 8 é bem
adequado.
            São estes os comentários de um estudante que acaba de entrar na
faculdade, espero não ter falado muita besteira.

Daniel O. Costa

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