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Re: [obm-l] geometria plana
x = |x²-1|
conceito de módulo: |x| = x para x >= 0 ; |x| = -x para x < 0
temos q testar duas hipóteses: x²-1 >= 0 ou x² - 1 < 0
achando as raízes -1 e 1 da equação, temos que x²-1 >= 0 para x =< -1 ou x >= 1
e x²-1 < 0 para -1 < x < 1
1a hipótese
x = x²-1 se x<-1 ou x>1
x²-x-1=0
x'=[1-raiz(5)]/2 (invalida pois estah entre -1 e 1)
x"=[1+raiz(5)]/2
2a hipotese
x = 1-x² se -1<x<1
x²+x-1=0
x'=[-1-raiz(5)]/2 (invalida pois é menor que -1)
x"=[-1+raiz(5)]/2
percebemos com isso que realmente sao dois pontos em comum, somando-se os dois:
{[1+raiz(5)]+[-1+raiz(5)]}/2
{1 + raiz(5) - 1 + raiz(5)}/2
2raiz(5)/2
raiz(5)
resp: raiz(5)
acho q o examinador não conderaria muito pelo gráfico não...
On Sun, Jan 26, 2003 at 11:10:15PM -0500, Faelccmm@aol.com wrote:
> Olá pessoal,
>
> Vejam a questão:
>
> (UFMG) Se f(x)= x e g(x)=|x^2-1| têm dois pontos em comum. Determinar a soma
> das abscissas dos pontos em comum.
>
> Resp:raiz(5)
>
> Eu fiz o gráfico das duas funções e encontrei os pontos em comum; que são, na
> verdade os pontos de intersecção, e depois vi em um dos pontos que a abscissa
> valia 2 e a abscissa do outro ponto valia aproximadamente 0,2 (o problema
> está aqui, logo a frente eu digo o por quê), como o problema pede a soma
> 2+0,2=2,2.
> Esta questão da UFMG foi dissertativa (pelo menos no meu fascículo) quando
> fui ver a resposta o gabarito dizia que era raiz(5) que é aproximadamente
> 2,2. Portanto se fosse alternativa eu teria acertado e sendo dissertativa
> depende do examinador. Isto por quê eu deduzi aparentemente que determinado
> intervalo era igual a 0,2.
> Pergunta: Tenho quase a certeza que a resolução desta questão é curta, fácil
> é não precisaria fazer gráfico algum. Algum poderia resolver desta maneira,
> ou seja algebricamente?
>
>
>
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