Re: [obm-l] geometria plana

x = |x²-1|

conceito de módulo: |x| = x para x >= 0 ; |x| = -x para x < 0

temos q testar duas hipóteses: x²-1 >= 0 ou x² - 1 < 0
achando as raízes -1 e 1 da equação, temos que x²-1 >= 0 para x =< -1 ou x >= 1
e x²-1 < 0 para -1 < x < 1

1a hipótese

x = x²-1  se x<-1 ou x>1
x²-x-1=0
x'=[1-raiz(5)]/2 (invalida pois estah entre -1 e 1)
x"=[1+raiz(5)]/2

2a hipotese

x = 1-x² se -1<x<1

x²+x-1=0
x'=[-1-raiz(5)]/2 (invalida pois é menor que -1)
x"=[-1+raiz(5)]/2

percebemos com isso que realmente sao dois pontos em comum, somando-se os dois:

{[1+raiz(5)]+[-1+raiz(5)]}/2
{1 + raiz(5) - 1 + raiz(5)}/2
2raiz(5)/2
raiz(5)

resp: raiz(5)

acho q o examinador não conderaria muito pelo gráfico não...