[obm-l] Re : [obm-l] Dúvidas sobre duas questões de análise real!!!

Ola Robson e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

1) Caro Robson. Se voce nao sabe, logo  vai ficar sabendo ( quando comecar a
estudar Analise ) que esta serie e um tipico representante do que se chama
uma SERIE CONDICIONALMENTE CONVERGENTE.

Existe um Teorema ( de Riemann ) de Analise  que afirma que um reordenamente
dos termos destas series pode faze-la divergir OU convergir ( convergir para
UM NUMERO REAL QUALQUER, dado ). Claramente que este Teorema fala pouco ...

Seja A1, A2, ..., A3 um PA, isto e, Ai - Ai-1 = K, K # 0. Entao, pelo
Teorema de Leibniz ( da Analise ), (1/A1) - (1/A2) + (1/A3) - ... converge.
Converge pra onde ?  Isso vai depender da PA.  No seu caso :

1 - (1/2) + (1/3) - (1/4) + (1/5) - ... = Ln(2)

Outro caso bem conhecido e :

S = 1 - (1/3) + (1/5) - (1/7) + (1/9) - ... = pi/4

E uma relacao bem conhecida e que :

1 + (1/2^2) + (1/3^2) + (1/4^2) + ... = (1/3!)*((4S)^2).
A serie acima e o valor da funcao zeta em 2.

Note que  a sequencia 1, 1/(2^2),1/(3^2),1/(4^2), ... e tal que
1/Ai  -  2/Ai+1  +  1/Ai+2 = K, K constante e diferente de zero, para
qualquer i. Toda serie que satisfaz a relacao acima e tal que :

A1 - 2*A2 + 3*A3 - 4*A4 + 5*A5 - ...

Converge condicionalmente, conforme voce pode mostrar facilmente usando o
Teorema de Leibniz a que me referi acima.

Se admitirmos que as series alternadas cujos modulos dos inversos dos seus
termos sao uma PA constituem um dado, entao o problema dos inversos das PA2
fica bem posto. Mais claramente, seja A1, A2, ..., An uma sequencia tal que
( K e S dados ) :

1) 1/Ai - 2/Ai+1 + 1/Ai+2 = K = constante nao nula, independente de i
2) A1 - 2*A2 + 3*A3 - 4*A4 + 5*A5 - 6*A6 + ... converge para S.

A serie abaixo converge para que numero real ? :

A1 + A2 + A3 + A4 + A5 + A6 + ...

Essa questao nao e simples. E uma forma diferente de abordar um problema
resolvido apenas parcialmente pelo Euler.

2) Problema tipico de Introducao a Analise, que esta em todo livro desta
categoria. Todo mundo mundo que estudou Analise fez este ou outro muito
parecido. O enunciado esta um pouco confuso, mas sai assim : Suponha inf B <
sup A. Moste que isto conduz a um absurdo.
Logo sup A =< inf B

Voce aqui estara usando o AXIOMA DO SUPREMO, tambem conhecido como AXIOMA DO
COMPLETAMENTO : Todo conjunto de numeros reais limitado superiormente admite
um supremo.

Deste axioma voce DEDUZ a existencia do infimo, vale dizer, postular o
axioma do supremo implica no "TEOREMA DO INFIMO". Mas nao existe nenhum
razao forte para esta preferencia ...

Voce pode postular um AXIOMA DO INFIMO e deduzir o "TEOREMA DO SUPREMO" (
basta multiplicar por -1 e fazer um raciocinio bobo cheio de implicacoes
obvias ). Um corpo ordenado no qual vale este axioma e um CORPO ORDENADO
COMPLETO. Os numeros reais.

Ha autores que POSTULAM a existencia de um corpo ordenado completo, tais
como o Prof Elon Lima ( Curso de Analise, Vol. 1). Todavia, historicamente,
foi a percepcao do AXIOMA DO SUPREMO pelo Dedekin que permitiu CONSTRUIR um
tal corpo, que alias pode ser construido por diversos outros caminhos ...

O fato de existir diversas construcoes de tais corpos ( ordenados e
completos ) nao complica ... Dois  de tais corpos sao necessariamente
isomorfos, vale dizer, INDISTINGUIVEIS no que se refere aos axiomas que os
definem.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
5,1750,230103