[obm-l] Re: [obm-l] ângulos

Caro Rafael:

Também achei que m(APB) = c + d = 360 - (a + b).

Usando esta relação, as alternativas resultam em:

A) c + d = (a - b)/2  ==>  3a + b = 720

B) c + d = (a + b)/2  ==>  a + b = 240

C) c + d =  (c - a) - (d - b)  ==>  b - a = 2d

D) c + d = a - b  ==> a = 180

E) c + d = a + b  ==>  a + b = 180

Eu não consigo ver nada de especial com relação ao valor "x" ou à posição de
P. Assim, não consigo ver por que deveria haver alguma relação constante
entre a e b. Por exemplo, movendo P para longe de M ao longo da reta MRN (de
modo que só os segmentos PA e PB variem) eu observo que tanto a como b
aumentam. Isso me leva a eliminar as alternativas A, B, D e E.

Em seguida, posicionando P de forma que B coincida com T  ==>
PT = PB é perpendicular a SRT; d = 0  ==> b = 180 e a < 180 ==>
b - a > 0 = 2d, o que também elimina C.

Minha opinião: as alternativas foram mal formuladas.

Espero que isso ajude.

Um abraço,
Claudio.